segunda-feira, 1 de março de 2010

Deus capacita os escolhidos?

Muitas vezes ouvimos em nossas igrejas a seguinte frase: “Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos”. Sinceramente, essa frase me incomoda muito. Não porque não creio que Deus capacite alguém. Mas porque é usada de forma incorreta. Como se qualquer um pudesse fazer qualquer trabalho para Deus, sendo de Deus a responsabilidade de capacitá-lo.

Ouvimos tanto, que parece até que a tal frase está escrita na Bíblia. Para a surpresa (talvez) de muitos, não está. E ainda é normalmente usada num contexto que não está de acordo com a Palavra de Deus.

Velho Testamento. O povo de Israel está no deserto. Deus orienta Moisés a levantar o Tabernáculo. Deus diz a Moisés as medidas, os materiais, quais seriam os utensílios e... escolhe os capacitados Bezalel e Aoliabe homens cheios “...do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor, para elaborar projetos, e trabalhar com ouro, prata e em cobre...” Êxodo 31.3-4. Deus os capacitou? Sim. Assim como capacita cada um de nós também. Mas Deus não mandou Moisés escolher alguém do povo aleatoriamente e disse que este seria capacitado. Todo dom vem de Deus. Toda sabedoria vem de Deus. Todo entendimento vem de Deus. E Deus escolhe a cada um para uma obra especial de acordo com o seu dom, seu talento.

Ele mesmo [Deus] deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo.(Efésios 4.1-12)

Muitos cristãos confundem humildade com falsa modéstia. Me dói profundamente quando alguém diz: “eu não sou cantora, mas vou cantar que é pro Senhor” ou ainda “eu não sou pregador mas vou falar aquilo que Deus me der”.

Irmãos, não sejamos ignorantes. Não sejamos hipócritas. Façamos com zelo a obra do Senhor. Não vamos oferecer a Deus coisas sem valor. Dê o seu melhor ao Senhor. Oferte a Ele aquilo que você tem de melhor.

Com certeza Deus nos capacitou, e nos escolheu. Use o dom que foi lhe dado por Deus. Não enterre seu talento. Granjeie* outros.

Apresente-se a Deus como obreiro aprovado, que não tem de que se envergonhar.

PAZ.

* Granjear: cultivar, obter com trabalho.

Nenhum comentário:

xxxx