quarta-feira, 3 de março de 2010

DAVI

Já ouvi váááááários pregadores falando sobre Davi. E não poucas vezes vejo alguns se referindo a Davi como fraco, pequeno e até (pasmem) feio! Quando alguém prega sobre Davi, já baixo minha cabeça, meus alunos já me olham, esperando o que vem por aí.

Pode alguém fraco e pequeno matar um leão e um urso?

Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho. Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo. (I Samuel 17. 34-37)

Ele era jovem sim. O mais novo de sua casa. Mas não um fraco. Era corajoso e confiava no Senhor.
Alguns dizem que ele era pequeno baseando-se no texto que diz que Saul deu a ele sua armadura e ele não conseguiu andar com ela. Para isso tenho duas explicações:
Primeira: Davi era um pastor de ovelhas, não um guerreiro. Imaginem uma armadura. Lembre-se que ela não é feita de tecido, mas de metal. Parece fácil andar com isso? Você a usaria se tivesse que ser rápido o suficiente para driblar um gigante?
Segunda: Lembra-se de quando Saul ainda era jovem e foi escolhido como rei? 

Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo. (I Samuel 9. 2)

E correram, e o tomaram dali, e pôs-se no meio do povo; e era mais alto do que todo o povo desde o ombro para cima. (I Samuel 10.23)

Agora Saul já era um homem e Davi um jovem. Não que Davi fosse pequenininho, até porque se fosse muito menor que Saul, este nem teria pensado na idéia de emprestar a Davi sua armadura. Mas, digamos que eles não vestiam o mesmo número.

E quanto a ser feio, bem...voltemos a palavra de Deus : “Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.” I Samuel 16.12

Nem fraco, nem feio, nem pequeno. Entendeu agora????


PAZ.

Nenhum comentário:

xxxx