sábado, 22 de maio de 2010

O Amor de Deus


Depois de mais um cansativo dia de trabalho, volto para casa. Enquanto aguardo a saída da van, um homem ajuda uma mulher deficiente com duas crianças pequenas a entrar. Olhando pra mim, ele diz: "Você pode ajudá-la a descer quando chegar no ponto? Eu dei a ela dinheiro para a passagem." Eu disse: "Sim, claro.". Enquanto eu brincava com uma das crianças a mulher comentou: "Esse homem me deu R$ 20 para a passagem. Eu vou aproveitar o troco e comprar umas batatas e bananas para as crianças".

A viagem seguiu, e ao chegar próximo ao seu destino aquela mulher me passou umas notas dobradas e pediu que eu entregasse ao motorista. Porém ao contar, o motorista virou-se para trás dizendo: "Aqui está faltando!", mas, para minha surpresa, a mulher respondeu: "Mas eu só tenho isto."

Naquele momento minha mente se perturbou. 
Ao mesmo tempo que queria dizer ao motorista que era mentira, que ela tinha dinheiro suficiente para pagar até 4 passagens, que ela estava se aproveitando da situação, senti uma grande pena daquela criatura. 
Um sentimento tão intenso, que me impediu de falar. Indignada com a desonestidade e profundamente compadecida, pedi ao motorista que cobrasse do meu dinheiro o que faltava a ela. 
Ele, talvez também compadecido, não quis cobrar de mim. Disse que não tinha problemas.

Porém, não consegui parar de pensar no que aconteceu. Já fora da van, no caminho de casa, não pude deixar de comparar a minha situação com a dela. Chorei, ao pensar nos motivos que a fizeram agir de tal maneira tão repugnante a mim.


Acho que nunca entendi tão bem, a frase "Deus odeia o pecado, mas ama o pecador"


Talvez seja assim que Deus se sente em relação a nós. 
Ele se revolta com o pecado, ao mesmo tempo que se compadece de nossa condição. 
Talvez por isso Ele consiga nos perdoar. Ele entende, apesar de não aceitar, por que pecamos.

Assim como eu, talvez Deus diga a si mesmo: "Ela não precisava viver assim."

Talvez Ele chore, sabendo que nos deu o direito de escolher e que na maioria das vezes escolhemos errado.

Eu quis pagar o que aquela mulher devia. 
Deus pagou por mim. 
Muito mais do que o dinheiro que faltava na passagem. 
Ele deu seu bem mais valioso. 
O seu próprio filho.

PAZ

Nenhum comentário:

xxxx