sábado, 12 de julho de 2014

Ah...o céu...


Sempre me incomodou a ideia que muita gente faz de como será nossa vida no céu.
Sinceramente? Até entre os cristãos, aposto que tem gente que quer ir pra lá apenas pra fugir do fogo do inferno, mas que no fundo, no fundo, acha que o céu deve ser um lugar chato demais.
Como assim pra sempre? Cantar com os anjos? e aí já imaginam aquelas musiquinhas chatinhas de uma nota só tipo "óóóó..." ou alguma coisa do tipo "santo, santo, santo" o tempo inteiro.

Eu? Nunca achei que o céu fosse assim. E aí, quando enfim peguei firme nas leituras de "As cronicas de Narnia" (no meu novo Kindle!!!!) e cheguei então ao 7º livro "A ultima batalha" que surpresa!! Lewis leva os meninos ao céu. 

O Mal foi vencido, porém Narnia não existe mais. 
Os que creram em Aslam estão em um novo mundo. 
Mas...espere...aqui é Narnia! Não...parece, mas não é. 

As crianças logo percebem que o novo mundo é muito parecido, porém muito, inexplicavelmente, melhor.
Em primeiro lugar, tudo é muito mais bonito e novo. Coisas que não se conseguem explicar porque não temos com o que comparar. Vamos tentar? 

Imagine que você vá conhecer a Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, praias lindas, agua transparente, poucos banhistas na areia (se não for carnaval, claro!) e você acha que não existe lugar melhor. Mas aí você conhece o Caribe com suas maravilhosas praias e já não acha Arraial do Cabo tão maravilhoso assim, apesar de gostar muito também. Consegue imaginar uma praia no céu? eu não, mas sei que será de tirar o fôlego. Daquelas que você se encanta de ficar olhando. Se você me pedir pra descrever, palavras não bastarão. Só posso fazer uma comparação medíocre como essa de Arraial do Cabo x Caribe. Se um dia você chegar lá, então compreenderá o que quero dizer.
 
Eu imagino que as cores também serão diferentes, novas cores, novas combinações, misturas inexplicáveis....

E as músicas terão novas notas! Ou você acha que Deus se limitaria as 7? Ou você acha que serão musiquinhas chatas e iguais as daqui? 

Ah...por favor, não vamos limitar a criatividade de Deus, né? Afinal de contas ele criou todas as coisas que você acha bonito aqui na terra, e olha que já estragamos um monte delas. 
Mal posso esperar pra conhecer os inúmeros instrumentos musicais que poderemos aprender a tocar nessa nova música, ou as notas que nossas vozes poderão alcançar!
Nenhuma dor, nenhum sofrimento, nenhuma sombra do mal. Violência? não. Maldade? não. Ofensas? Egoísmo? Não e não. Imagine se aqui vivêssemos sem essas coisas? Para muitos já seria o "céu". Lewis diz em seu livro que "Não dá pra ficar com medo por muito tempo" eu diria que não sentiremos medo em momento algum. Nem mesmo saberemos o que é esse sentimento.
 
No livro as crianças percorrem o lugar e vão "subindo" e nessa subida encontram cada vez mais e mais novidades. Elas começam a correr e percebem que não se cansam, são mais ágeis também, não sentem calor, nem ficam sem fôlego.
 
Percebem também que o tempo lá não é como aqui. As crianças começam a rever antigos amigos, o que também nos acontecerá. E perdem a noção do tempo. Podem ter se passado minutos ou anos. Não importa. Pra mim essa é a idéia perfeita de eternidade. Você não perceber mais a passagem do tempo. Isso é pra sempre e sempre.
 
Lewis termina dizendo que Aslam a medida que ia falando com as crianças não lhes parecia mais um leão - o que João descreveria como: "O veremos como Ele é". Deus se revelando ao homem. 

"...E as coisas que começaram a acontecer a partir daquele momento eram tão lindas e grandiosas que não consigo descrevê-las. [...] Agora, finalmente, estavam começando o Capitulo Um da Grande História que ninguém na terra jamais leu: a historia que continua eternamente e na qual cada capitulo é muito melhor do que o anterior" Lewis

O que temos aqui é só uma cópia do verdadeiro mundo criado para nós. Uma xerox ruim pra falar a verdade. Uma copia feita no mimeógrafo, borrada e com cheiro de álcool (nossa! entreguei minha idade agora! rs) E alguns se agarram a ela como se fosse seu bem mais precioso.

Ansiosa para conhecer...

Angela

2 comentários:

Judson Canto disse...


Muito bom, Angela.

Tem gente que acha que o céu é aposentadoria. Mas lá é que viveremos a vida que Deus planejou para nós.

Grande abraço.

Angela disse...

Vc por aqui? Que coisa boa!
Ah.....Se soubéssemos o que nos espera.....
Talvez possamos comparar a uma aposentadoria aos 30 com um ótimo salário e muita saúde. Imagina o que faríamos aqui? Lá será muito muito melhor!

xxxx