terça-feira, 12 de abril de 2011

Não é bom que o homem viva só...

Já dizia o filósofo grego Aristóteles:“O homem é um ser social”.
 Muito antes dele, disse Deus: "Não é bom que o homem viva só".


Mas Deus não apenas disse, ele criou a mulher e fez o primeiro casamento, formando a primeira família e dando inicio ao que chamamos hoje de sociedade.

Não é bom que o homem viva só.
Nos últimos dois meses, passei por um período muito difícil da minha vida, e pude comprovar que não é bom viver só. Se dois estiverem juntos, se um cair o outro ajuda a levantar e o cordão de três dobras não se rompe tão fácil.
Amigos me ajudaram em momentos em que eu estava prestes a cair. Estiveram junto comigo. Alguns por email, outros por telefone, outros pelo msn, outros pessoalmente me sustentaram com palavras de consolo e ânimo. Alguns, sem palavras, mas apenas com um olhar compreensivo, um gesto, um carinho, fizeram muito mais por mim do que podem imaginar. 


Não é bom que o homem viva só.
Quantos problemas a nossa sociedade vive hoje pela falta de amigos? Quantas pessoas afetadas psicologicamente pela falta de atenção, falta de compreensão?


Então, seguem alguns pequenos conselhos pra você que não quer viver só


Compartilhe 
Aproxime-se das pessoas. 
Deixe que as pessoas se aproximem de você. 
Divida suas alegrias e tristezas "Alegre-se com os que se alegram, chore com os que choram". 
Não tenha vergonha de se abrir, de conversar. 
Decepções fazem parte da vida. Fracassos também. 
Experimente contar um problema muito difícil para dois amigos. Quando tentar contar a um terceiro amigo, você vai perceber que seu problema parece bem menor, ou que pelo menos não o afeta mais tanto quanto antes. Desabafar faz com que nossos monstros percam suas forças. 


Saiba ouvir
Um bom amigo sabe ouvir. 
Muitas vezes alguém que nos procura não quer um conselho, apenas ser ouvido. 
Muitas vezes não temos o que dizer, mas sempre podemos ouvir.

Dê carinho 
"Com certeza alguém do seu lado precisa de um aperto de mão". Não sabe o que dizer? Dê um beijo, um abraço, ofereça um copo d´agua. Um gesto fala muito mais do que as palavras. 


Se importe com os outros 
Preste atenção em quem está ao seu lado. Ofereça ajuda. Interesse-se pela vida de quem o cerca (sem ser fofoqueiro ou intrometido). 



 Por fim, aquele que encontra um amigo, encontra um tesouro!
E eu, agradeço a Deus pelo meu grande tesouro!


PAZ

Angela

Um comentário:

Eder Barbosa de Melo disse...

Graça e paz Angela, espero que tenhas visto meu pedido de perdão no twitter, a net caiu. Bom pelo menos descobri seu blog, muito interessante por sinal, com ótimo conteúdo, amei os textos do "Aconteceu comigo", muito edificantes. Sempre digo que não é verdade que é melhor viver só que mal acompanhado, ninguém foi feito para viver só, os amigos são presentes de Deus e principalmente aqueles que se preocupam e nos sustentam em oração. Seu texto falou muito ao meu coração. Abraço!

Ah, quando tiver um tempinho, visita aí o http://recortecotidiano.blogspot.com será um prazer ter você por lá. Fica na paz e ótimo feriado.

xxxx