terça-feira, 14 de junho de 2011

Jugo desigual...




Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

O que é JUGO DESIGUAL? 

Significa estar ligado ao mesmo tempo, lado a lado na mesma canga. É a metáfora dos bois ou cavalos que têm de andar juntos, desfrutando das mesmas práticas, porque estão PRESOS na mesma canga. 

E qual é o problema do jugo desigual?

Quando o jugo está equilibrado, os dois podem andar juntos sem que um deles seja sobrecarregado. Os dois levam o mesmo peso. Apesar de presos, não sofrem, pois seu jugo é dividido.

Normalmente, quando se fala em jugo desigual, se fala em casamento, namoro. E não raro, isso é colocado como uma ordem, uma doutrina.
Na verdade é apenas um conselho.

Se você não quer carregar um peso ou ser um peso, não se prenda a um jugo desigual.

Se você quer um casamento equilibrado, uma vida equilibrada, não se prenda a um jugo desigual.

Há quem defenda que o jugo desigual existe apenas entre crente x não crente. Mas o conceito já ganhou e perdeu diversos significados: relacionamento entre crentes de denominações diferentes; já ouvi falar de pessoas que consideram jugo desigual casamento entre negros e brancos (fiquei rosa com essa!); diferença muito grande de idade; diferenças financeiras...

Minha opinião sincera? Só quem pode determinar o que é ou não um jugo desigual é aquele que o carrega. Tente sentir o peso que este relacionamento traria a você. É maior que você possa carregar? É desconfortável? Por quanto tempo você o suportaria?
Mas atenção! seja sincero com você mesmo. Fechar os olhos para um jugo desigual hoje pode ser um peso para o resto da vida.

A graça de Deus nos traz liberdade, mas essa liberdade significa responsabilidade. 

Não estão listados na Bíblia todos os tipos possíveis de jugo desigual para que você possa fazer um check list antes de iniciar um relacionamento, apenas um conselho "não vos prendais a um jugo desigual" mas para bom entendedor, meia palavra basta!


PAZ

Angela

* texto em patchwork...a imagem é do blog da Leilahh, trechos de um texto do site da UPA e a linha que costurou tudo é minha ;)

2 comentários:

Kecia disse...

Uma verdade inegavel!

Angela disse...

nossa acabei de escrever e já tem comentário! bem vinda Kecia!

xxxx