quarta-feira, 15 de junho de 2011

As cargas da vida



Em uma conferência, ao explicar para a plateia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:
- "Qual o peso deste copo d'água? "
As respostas variaram de 250g a 700g.
O palestrante, então, disse:
- "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado. Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu mantenho ele levantado por uma hora, eu vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."
E ele continuou:
- "E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega tua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la. Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente Com nossa carga acontece o mesmo.
Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga." 

Em seguida, ele distribuiu um folheto contendo algumas formas de administrar as cargas da vida, que eram:

1- Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.

2- Mantenha sempre tuas palavras leves e doces, pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas.

3- Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.

4- Se você emprestar $200 para alguém e nunca mais ver essa pessoa, provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dessa má pessoa.

5- Pode ser que o único propósito da sua vida seja servir de exemplo para os outros.

6- Ninguém se importa se você dança bem. Para se divertir no baile, levante e dance, pronto.

7- Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.

8- Aniversários são bons para você. Quanto mais você tem, mais tempo você vive.

9- Podemos aprender muito com uma caixa de lápis de cor. Alguns têm pontas aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver na mesma caixa.

10- Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca.

11- Uma pessoa feliz é aquela que segue pela estrada da vida, desfrutando o cenário, parando nos pontos mais interessantes e descobrindo atalhos para lugares maravilhosos que poucos conhecem."

"Portanto, ao fim do dia, depositem sua carga de trabalho ou as cargas da vida, no chão. Amanhã é um novo dia e vocês podem voltar e pegá-las; porém, com mais tranquilidade."

***

Recebi por email e gostaria de compartilhar aqui. Posso acrescentar um último conselho? 
Melhor ainda seria depositar nossa carga da vida seguindo o conselho de um amigo meu:  
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mateus 11. 28-30
Só assim, não precisaremos voltar e pegá-las

terça-feira, 14 de junho de 2011

Jugo desigual...




Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

O que é JUGO DESIGUAL? 

Significa estar ligado ao mesmo tempo, lado a lado na mesma canga. É a metáfora dos bois ou cavalos que têm de andar juntos, desfrutando das mesmas práticas, porque estão PRESOS na mesma canga. 

E qual é o problema do jugo desigual?

Quando o jugo está equilibrado, os dois podem andar juntos sem que um deles seja sobrecarregado. Os dois levam o mesmo peso. Apesar de presos, não sofrem, pois seu jugo é dividido.

Normalmente, quando se fala em jugo desigual, se fala em casamento, namoro. E não raro, isso é colocado como uma ordem, uma doutrina.
Na verdade é apenas um conselho.

Se você não quer carregar um peso ou ser um peso, não se prenda a um jugo desigual.

Se você quer um casamento equilibrado, uma vida equilibrada, não se prenda a um jugo desigual.

Há quem defenda que o jugo desigual existe apenas entre crente x não crente. Mas o conceito já ganhou e perdeu diversos significados: relacionamento entre crentes de denominações diferentes; já ouvi falar de pessoas que consideram jugo desigual casamento entre negros e brancos (fiquei rosa com essa!); diferença muito grande de idade; diferenças financeiras...

Minha opinião sincera? Só quem pode determinar o que é ou não um jugo desigual é aquele que o carrega. Tente sentir o peso que este relacionamento traria a você. É maior que você possa carregar? É desconfortável? Por quanto tempo você o suportaria?
Mas atenção! seja sincero com você mesmo. Fechar os olhos para um jugo desigual hoje pode ser um peso para o resto da vida.

A graça de Deus nos traz liberdade, mas essa liberdade significa responsabilidade. 

Não estão listados na Bíblia todos os tipos possíveis de jugo desigual para que você possa fazer um check list antes de iniciar um relacionamento, apenas um conselho "não vos prendais a um jugo desigual" mas para bom entendedor, meia palavra basta!


PAZ

Angela

* texto em patchwork...a imagem é do blog da Leilahh, trechos de um texto do site da UPA e a linha que costurou tudo é minha ;)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Quem ama, valoriza o que tem


Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.
Deuteronômio 5:16


Recebi por email e achei lindo demais!
xxxx