segunda-feira, 30 de maio de 2011

Entre o normal e o sobrenatural


Dia desses, conversando sobre "coisas de crente" com um amigo, digamos, "simpatizante", ele me disse:
- Eu gosto de conversar sobre essas coisas com você. Você é diferente.
- Diferente como? - perguntei.
- Sei lá. Você é normal. Não é tão inflexível quanto fulana (referindo-se a uma amiga).

Fiquei pensando naquelas palavras... Normal... Inflexível...
Acho que o que o meu amigo quis dizer é que ele podia me dizer sua opinião na certeza de que eu a ouviria mesmo que não concordasse.
Acho que o que ele quis dizer, é que eu não o condenaria com uma chuva de versículos bíblicos e nem olharia com olhar de reprovação, como se fosse superior.

Seja lá o que quer que ele tenha tentado dizer, acho que é isso que Deus deseja de nós: que sejamos normais!
...

Como diria o pessoal do DcTalk "As pessoas dizem que eu sou estranho, mas o que faz de mim um estranho? o fato de meu melhor amigo ter nascido numa manjedoura?" *
Viver o normal e o sobrenatural ao mesmo tempo. Nosso desafio.

Foi isto que Cristo fez.
Enquanto homem, Ele era um homem normal. Ele viveu entre pessoas comuns, comia com elas, conversava, ria, enfim, tinha uma vida normal.
Talvez por isso Ele tenha chamado tanta atenção. Viver uma vida normal e ao mesmo tempo sobrenatural fazia de Jesus um ser fascinante! Nem um dia com Ele era igual. A qualquer momento um conversa casual poderia ser interrompida para que um milagre pudesse acontecer - e depois do milagre a conversa continuaria como se nada tivesse acontecido.

Uma mulher prestes a ser apedrejada e Ele continua desenhando na areia...

Um homem aflito por que sua filha está a beira da morte e Ele interrompe sua caminhada apressada porque alguém o tocou...

Ele diz para os seus amigos dividirem 5 pães e 2 peixes entre uma multidão como se fosse a coisa mais simples do mundo.. e todos comeram e ainda sobraram 12 cestos (tá...a matemática dEle não era normal)

...

Se aquEle a quem chamamos Mestre agiu assim, porque então algumas vezes nos colocamos num patamar tão alto que as outras pessoas não conseguem alcançar?
Porque achamos que somos melhores do que realmente somos?

Quando agimos assim, afastamos as pessoas de nós e nos colocamos numa bolha.
Nos tornamos o sal insípido que não serve pra nada.
Nos tornamos uma lâmpada que foi coberta ou que não está num lugar apropriado para que ilumine toda a casa.


Paz,
Angela

* tradução minha de um trecho da música "Jesus Freak"

sexta-feira, 20 de maio de 2011

terça-feira, 17 de maio de 2011

Covardes corajosos



Homens de Deus. Heróis da Fé. Covardes. 
Sim, covardes. 

Não concorda comigo? Vejamos. Que tal Moisés? Corajoso, ele defendeu outro hebreu que estava sendo afligido, mas logo depois com medo de que seu feito se espalhasse fugiu. Ao encontrar-se com Deus, Moisés agiu como verdadeiro covarde. "Não Senhor, eu não. Que tal o Senhor mandar Arão?" 
E o que dizer de tantos outros como Jeremias e Gideão? "Eu não sei falar", "Eu sou o menor" essas frases parecem estar na boca de todos que tem um encontro sobrenatural com Deus. 
Covardia é o sentimento que se apossa daqueles que temem ao Senhor. Se acovardam por que percebem quão pequenos são perto do grande Eu Sou.

Diferentes são aqueles que se dizem "homens de Deus" do nosso tempo... Esses não posso chamar de covardes. Ao contrário, são corajosos até demais. Tão corajosos que nem esperam mais Deus mandar. Agem em nome de Deus. Falam em nome dEle.

Jeremias se torna grande profeta porque deixa que Deus fale por ele. 
Moisés se torna grande líder porque deixa que Deus guie o povo através dele.
Gideão vence com apenas 300 homens porque confia nos planos de Deus.

Hoje, os ditos "homens de Deus" querem ir onde Deus não mandou, pregar uma palavra que não é a dEle, confiar em suas próprias forças.
Eh.... é preciso ter muita coragem pra isso...

"Coragem é quando se é o único que sabe o quanto está com medo"

Acho que essa frase, que ouvi num filme outro dia, combina muito bem com nossos heróis da fé. Moisés, Jeremias, Gideão e tantos outros do Antigo e Novo Testamento e ainda alguns nos dias de hoje sabem muito bem o quanto estão com medo. Porém, sabem também em quem creêm. E seguem rumo ao seu desafio em nome do Senhor.

Covardemente,
Angela
PAZ
xxxx